O I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico ocorreu na cidade de São Paulo nos dias 22 e 23 de junho no Espaço de Eventos do Shopping Frei Caneca e contou com mais de 1000 participantes.
"A constelação familiar é uma abordagem de reconciliação a serviço da paz"
Bert Hellinger
O evento consagrou o Brasil como sendo o primeiro país do mundo a aplicar a Filosofia Hellinger na resolução dos conflitos por meio do Direito Sistêmico, olhar e abordagem desenvolvida e aplicada primeiramente no Brasil pelo Juiz Sami Storch.
Sami Storch contou sobre o desenvolvimento da aplicação das Constelações Familiares no campo do Direito - Pratica pioneira no Brasil.
Na imagem os professores da Hellinger Schule Renato Bertate, Cristina Llaguno, Mimansa Farny, Sami Storch e Sophie Hellinger.
Diversos países presentes no Congresso, entre estes, Alemanha, México, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguay, Uruguay, Espanha e Brasil.
Como apontado por alguns dos palestrantes presentes: Este congresso é um marco histórico para o Direito Brasileiro e Internacional.
Além das apresentações dos professores da Hellinger Schule presentes na Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Espanha e México diversos profissionais brasileiros apresentaram seus trabalhos demonstrando a força que o Direito Sistêmico demonstra em território brasileiro. Trabalhos abordando a mediação, conciliação, o trabalho na defensoria publica, promotoria, advocacia, em instituições penais e sociais. Os profissionais brasileiros foram diversas vezes mencionados e destacados por Sophie Hellinger e outros professores pela qualidade dos trabalhos e pioneirismo.
"Sabedoria é o conhecimento a serviço de todos" Rüdiger Rogoll parafraseando Bert Hellinger
“A crise acontece quando o velho não funciona mais e o novo não se apresenta” Sophie Hellinger
Sophie Hellinger falou da experiência na China do uso da Constelação Familiar na busca de solução em casos criminais delicados.
Sophie Hellinger refletiu sobre a grande mudança mundial em curso e menciona 2 crises: A da Violência e da Autoridade
Marcus Seyrling apontou o quanto a constelação familiar opera "milagres" lá onde há resistência, bloqueios e fluxos interrompidos.
"A constelação familiar é a ferramenta mais eficaz de investigação que conheço a serviço da reconciliação" Marcus Seyrling
Afonso Malpica coloca a reflexão : Quais as diferenças entre Justiça e Reconciliação?
Reflexão de Angelica Olvera: Quem educa à quem educa?
Angelica Olvera em sua apresentação reforçou sobre a Ordem e o Campo, demonstrando que o primeiro campo é o da Filosofia Hellinger, seguido da Pedagogia Hellinger, em seguida o Campo terapêutico e processos de Cura juntamente com o campo do Direito Sistêmico.
Rüdiger Rogoll apontou o quanto Bert Hellinger enriqueceu e ampliou o campo das psicoterapias no desenvolvimento de sua própria técnica e filosofia de "Colocação Familiar" - "Familienstellen". Explica que o termo Constelação Familiar foi utilizado a primeira vez em 1968 por um teórico psicanalista para se referir à família de um paciente psiquiátrico e que por isto seria interessante pensar mais no termo utilizado por Hellinger de Colocação Familiar ou talvez criar-se um nome como Colocação Familiar Hellinger.
Refletiu sobre como Sigmund Freud, Carl Gustav Jung e Alfred Adler já apontavam a importância das relações familiares no desenvolvimento da identidade do individuo. E como todos estão interligados em um campo de vinculos e afetos.
Em sua palestra falou também sobre os teóricos que influenciaram diretamente Bert Hellinger em de sua teoria como : Virginia Satir; Levy Moreno; Arthur Janov; Milton Erickson; Eric Berne; Thea Schönfelder.
O congresso foi um encontro de diversos profissionais do mundo todo, um momento de troca, aprendizado e crescimento, em um clima de confraternização e reflexão! As diversas aplicações da Filosofia de Hellinger no campo do Direito e da Justiça foi demonstrado por diversos profissionais de diversos estados Brasileiros.
O congresso foi um encontro de diversos profissionais do mundo todo, um momento de troca, aprendizado e crescimento, em um clima de confraternização e reflexão! As diversas aplicações da Filosofia de Hellinger no campo do Direito e da Justiça foi demonstrado por diversos profissionais de diversos estados Brasileiros.
"Este foi um grande momento em direção à paz e reconciliação" Marcos Castro
Muito bom rever os colegas, entre outros presentes nas fotos: Marcos Castro, Priscila Carvalho, Renata Pinotti Alves, Rafael Alves, Arlete Menegatti e Sascha Bosse
Nenhum comentário:
Postar um comentário