Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Retrospectiva Hellinger São Paulo - Agosto 2015





“Jeder ist seinen unglueck schmied – “Cada um é ferreiro (artesão) de sua própria infelicidade”


"Eine kette voller verstrickungen - die abtreibung" - "Uma corrente cheia de emaranhados - o aborto"


 “Wir wollen immer haben das was wir selber nicht geben” – “Sempre queremos do outro aquilo que nos mesmos não damos” 


“Hellinger Scienzia ist eine Wissenschaft der Beziehung” – “Hellinger Sciencia uma Ciencia dos Relacionamentos”


“Die Neue Familienaufstellung nimmt uns zu eine anderen Ebene” – “ As novas Constelações Familiares nos conduzem a um outro plano” 


Bert Hellinger


“Achte auf deine Worte, auf deine Sprache. Jedes Wort ist eine bindung...fuer immer”- “Preste atenção às suas palavras, ao seu discurso. Cada palavra forma um vinculo...para sempre”


"Dankbarkeit ist das Schlüssel zu einem erfüllten Leben" - "Gratidão é a chave para uma vida plena" 


“Niemand hat gesundheit wenn die Ordnung nicht geachtet wird” -"Ninguém alcança a saúde plena se a Ordem não estiver sendo respeitada e zelada." 


" Es gibt nur eine Quelle. Und alle erscheinungen die wir hier sehen...kommen aus dieser Quelle." - " Só há uma fonte. E tudo que aparece, que vemos aqui...provem desta mesma fonte." 


“Es gibt nicht sowas wie eine Familienaufstellung für eine Person nür. Familienstellen nimmt uns alle mit. Sie bewegt viele personen und felder" – “Não existe Constelação Familiar para uma pessoa apenas e especificamente. A constelação familiar nos toma a todos. Abarca muitas pessoas e campos." 


“Das wegen ist es wichtig das die aufsteller die ordnungen der liebe kennen. Und es in sich selber erkennen, erleben, und demonstrieren koennen.” – “Por isto que é tão importante que o facilitador conheça as Ordens do Amor. E as reconheça em si mesmo, as vivencie, e as saiba demonstrar”


Sophie Hellinger 




Und für Vater Tag – “Mit unsere Eltern haben wir alles”

E para o dia dos Pais – “Com nossos pais temos tudo” 


Hellinger Sciencia



Contando com o número aproximado de 1.150 participantes, dos mais diversos estados e cidades do Brasil e alguns colegas da Argentina e Chile, foi realizado no Espaço Hakka, no bairro da Liberdade em São Paulo, o Seminário Bert e Sophie Hellinger ao Vivo – Hellinger Sciencia – dias 7, 8 e 9 de agosto de 2015.

Bert Hellinger abriu o seminário compartilhando uma reflexão que havia feito recentemente, a qual chamou O Novo.

 ( Transcrito pela colega Claudia Bartelle)

E assim o seminário teve início com pessoas que queriam constelar. Hellinger disse logo que iria trabalhar de uma forma diferente. Ele não iria perguntar nada ao cliente. Não ia perguntar o tema, nem investigar questões relacionadas à vida do cliente. Ele iria somente selecionar um representante para o cliente e iria se expor ao que o campo lhe mostrasse então. Esta Constelação leva tempo. Às vezes Hellinger solicitava mais representantes. Em um deteminado momento Hellinger dizia: "Eu acredito que vimos o essencial" e neste ponto o movimento desta Constelação era finalizado. Em outras situações, Hellinger finalizou o movimento com a frase: “Eu acredito que vimos o que era decisivo."

E assim o Sr. Hellinger nos demonstrou algumas vezes a nova forma de facilitar as Constelações Familiares

Uma das questões que o casal Hellinger abordou longamente foi a postura do terapeuta e este novo tipo de constelação familiar, sem palavras. Bert Hellinger falou longamente sobre as novas constelações familiares. Como é de fundamental importância iniciar com uma postura sem intenção, sem julgamento, sem pensamentos do que deve, pode, ou gostaria de fazer. Mover-se a partir do campo. Ser tomado por este movimento do campo. Bert Hellinger apontou que confia totalmente nos movimentos dos representantes. A constelação familiar segue sem palavras e aceita o que se mostra no campo – tal e assim como é. Este é um movimento que não vem da cabeça, mas sim do coração. Neste ponto, Hellinger faz uma citação: "Qual é o caminho mais longo a ser percorrido? O da cabeça ao coração!”

Muitos outros temas surgiram e foram abordados. Sophie falou como é importante que o terapeuta que trabalhe com Constelações Familiares conheça bem as bases e leis que regem este trabalho. Que ele compreenda as Ordens do Amor e Ordens da Ajuda e que também as vivencie em si mesmo.

E devido a postura de arrogância de alguns terapeutas, Sophie refletiu: "Nós não fazemos uma constelação familiar ... nós não a produzimos... estamos lá quando uma constelação familiar é mostrada no campo."

A partir de uma Constelação Familiar feita com uma participante que dizia não conseguir engravidar, Sophie contou sobre a experiência na Rússia, a partir da temática das crianças abortadas. É um campo muito forte na Rússia... e tais crianças precisam encontrar um lugar, em nosso coração, em nossa Alma. Anseiam por um lugar para ficar em paz. Sophie relatou que muitas mulheres, após diversos abortos, tentavam então ter filhos, mas era-lhes muito difícil dar a luz, eram gravidezes de risco, e muitas destas crianças não podiam nascer. Sophie falou sobre o vídeo no canal do Youtube:

 A volta para casa – Finalmente – aqueles que não puderam vivenciar a vida terrena - http://t.co/K9IuEzgqTx

O Dr. Sami Storch, Juiz no Brasil, foi convidado por Bert Hellinger para falar um pouco sobre seu trabalho durante o treinamento. Dr. Sami palestrou durante uma hora e meia sobre a temática Constelação Familiar e situações de conflito entre casais no âmbito jurídico. Contou como utiliza as Constelações Familiares na área do Direito e como sua experiência foi reconhecida pela Justiça e pelo Estado Brasileiro. Dr. Sami chama este tipo de método e forma de trabalhar no meio jurídico de Direito Sistêmico. 

Dr. Sami Storch também fez esta apresentação em abril, na Alemanha: https://youtu.be/bAF-aSeZWq4

E agora uma das reflexões e aprofundamentos que Hellinger compartilhou conosco no ultimo dia:

“Onde sempre um homem ou uma mulher se preocupam por uma criança… estes aguardam secretamente pela morte da mesma – mesmo quando se trata de um jovem ou adulto.
As crianças precisam se afastar para se libertar de tal destino.
Sentir-se devedor (culpado) da Morte.
Esta é uma dinâmica secreta – devo continuar a falar sobre isto?
Toda vez que há preocupação por uma criança... Nós a encontramos lá onde o pai ou a mãe se sentem devedores (culpados) em relação à Morte.
Se uma mãe se sente culpada em relação à morte... por exemplo... por causa de um aborto causado...a mãe diz para sua criança...secretamente...morra por mim!
E a criança reage a este pedido.
Normalmente são os meninos, que seguem secretamente esta frase. E os meninos dizem para a mãe... secretamente...Eu por você!
O menino se torna então um Herói. “Eu morro em teu lugar querida mamãe!”
São Tragédias – É algo que no final liberta.
Se nós, por exemplo, pegarmos Shakespeare (William Shakespeare – poeta e dramaturgo inglês), podemos visualizar estas dinâmicas.
O Herói é um garoto. E no final, o Herói morre.
Leis secretas – que por vezes se tornam um script. Se tornam um script de vida.
Tal qual encontramos na história da Chapeuzinho Vermelho: A mãe diz para sua filha, tome cuidado, quando você for à Floresta. E manda a sua filha para Floresta. O que a mãe diz secretamente para a filha? Morra! E assim o é. A filha segue este pedido e demonstra desta maneira o seu amor incondicional à mãe.
E tal ocorre também no campo familiar. Na Constelação Familiar há uma solução para esta dinâmica. O pai pode solucionar isto. O pai diz para seu filho...aqui sou seu salvador. E diz para a mãe de seu filho... aqui você está sozinha! Olhe para sua culpa. Eu olharei para a vida.
O filho diz então para mãe: Eu sigo meu próprio caminho. Respeito sua culpa... mas a deixo para você!
Só há uma solução... uma Constelação Familiar. E o facilitador deve conhecer estas leis (Ordens do Amor).
E a mãe é má?
O pai é mau?
Não... isto são movimentos!”

Claro que haveria muito mais a falar sobre o evento, que teve muitas constelações familiares, reflexões, meditações e dinâmicas - mas esta retrospectiva é um breve síntese do evento. Quem esteve lá poderá complementar muitas partes deste breve texto, até por que estava inserido em um contexto maior.

Nosso agradecimento a Bert e Sophie, pelos ensinamentos dados aqui em São Paulo. Nosso agradecimento a equipe que auxiliou durante o Seminário. Gratidão a Matthias Bronk e Simone Arrojo, Mimansa e Renato Bertate, que tornaram este evento possível no Brasil. E claro, gratidão a todos os participantes do seminário.

 Algumas imagens do evento:

                                                         ( Entrevista Rádio CBN)


                                                         (Entrevista Radio Mundial)


                                                    (Entrevista no programa Amaury Jr)










Próximos Treinamentos com Bert e Sophie Hellinger: http://www2.hellinger.com/home/seminare/bert-und-sophie-hellinger-2015-weltweit/

Está previsto um treinamento em dezembro com o docente da Hellinger Sciencia, Joel Weser, já há informações disponíveis no site oficial: http://www2.hellinger.com/br/pagina/

18 comentários:

  1. Adorei este post! O encontro com o Bert e a Sophie foi sensacional. Saí de lá com muitos aprendizados, muitas lições e reflexões para a vida. Vê-los foi inspirador. Tb compartilhei algumas impressões que tive neste link
    http://luzdofeminino.com.br/impressoes-sobre-o-evento-de-bert-e-sophie-hellinger-no-brasil/

    ResponderExcluir
  2. Agradecido Rebeca! Bom ler seu post e também ter acesso às suas Impressões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, René! Obrigada! E posso divulgar o link deste seu post entre as leitoras do meu blog? (Muitas tb gostam das Constelações Familiares e lamentaram bastante não ter ido a esse encontro em São Paulo.)

      Excluir
    2. Claro, agradeço seu gesto! Abraços!

      Excluir
  3. Muito obrigada por compartilhar, vc está sendo muito generoso e coerente com a terceira ordem (equelibrio entre dar e tomar). Grata mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Rene. Belo resumo, até onde é possível sintetizar algo tão profundo como foi a vivência que tivemos nesses dias.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço Sami, Lucymara - estivemos lá - realmente é dificil de alcançar com palavras este belo trabalho - vamos seguindo, movimentando, refletindo e produzindo!

    ResponderExcluir
  6. Gratidão, por presentear-nos com essa síntese, pela sua generosa disponibilidade de deixar-nos esse registro que manterá nos nossos corações e na nossa alma a mensagem de Bert, convidando-nos a estarmos sempre abertos ao novo, sem julgamentos, orientando-nos a partir das forças produzidas nos campos energéticos constelados, nos quais de uma forma ou de outra sempre estamos incluídos porque sempre fazemos, e faremos parte .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Gal, seguimos exercitando esta postura!

      Excluir
  7. Muita Gratidão René! !!!
    Lindo seu ato de nós presentear com este post.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o feedback Tania - O evento foi muito produtivo - levamos muito conosco!

      Excluir
  8. Gratidão René pela síntese publicada. É um presente relembrar esse encontro com uma síntese detalhada como essa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, René. Gosto sempre de ler os teus resumos. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Gratidão Eva - Também gosto muito do material disponibilizado em suas mídias - um intercambio Portugal-Brasil que enriquece os estudos e reflexões!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar e nos relembrar momentos tão significativos. Estive presente no evento e foi realmente gratificante. Fabyanne

    ResponderExcluir
  12. :) Realmente um evento muito gratificante!

    ResponderExcluir