Pesquisar neste blog

31/07/2013

Evento Hellinger Brasil - Julho 2013

Aqui se fará uma breve descrição do evento  de três dias que ocorreu no Espaço Vida e Consciencia no Alto do Ipiranga e trouxe o casal Bert e Sophie Hellinger novamente para São Paulo. O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Julho.



 O evento contou com a tradução para o alemão e português por Matthias e a tradutora Rosi, que auxiliou os participantes espanhois, que compareceram ao evento, da Argentina, México e Uruguay.


 
Logo ao inicio, na tarde do dia 26, Simone, Renato e Mimansa fizeram uma apresentação - Mimansa referiu estar muito contente com a vinda de ambos, pois como ela referiu: " é sempre bom beber da fonte, na fonte a agua sempre se renova, mesmo que seja sempre H2O!"

O salão do Espaço Vida e Consciência estava lotado. Logo de inicio Bert Hellinger conduziu uma Constelação Familiar e fez algumas considerações sobre a forma como sente e conduz a mesma nos dias de hoje! Antes se faziam perguntas ao cliente, hoje simplesmente se seguem os movimentos demonstrados pelos representantes, desde que estes estejam bem centrados.

Foram feitas algumas dinamicas em pequenos grupos - debatendo a Constelação vivenciada a partir da temática Vida e Morte. Bert conduziu meditações e permitiu todos os dias rodadas livres de perguntas por parte da plateia.

Em uma destas rodadas lhe foi dedido que falasse sobre as Constelação Familiar Medial - Bert Hellinger apontou que é preciso tomar muito cuidado com os termos e que este mesmo ainda não está claro - pois esta em desenvolvimento no campo. Diferenciou a Constelação Familiar Medial da Constelação Familiar Espiritual e falou um pouco sobre a diferença entre o facilitador masculino e a facilitadora feminina.

Em outra pergunta feita, foi levantado qual a diferença entre Ordem e o Pertencimento - Bert respondeu: "Ordnung ist zugehörigkeit" - " Ordem é Pertencimento" - refletindo sobre a importancia daquela percepção e status. Todo ser humano procura pertencer, e este é um dos cernes centrais das Constelações Familiares.

Irá se transcrever algumas anotações feitas - faz-se a ressalva que muitas destas frases estavam num contexto maior, e podem levar a duvidas e mal entendidos, por isto se pede para ver estas como material para reflexão e posterior aprofundamento e pesquisa. Frases proferidas por Bert Hellinger:

"Ein Man ist nur ein Man, weil neben ihn ein Vater und eine Mutter sind. Eine Frau ist nur eine Frau, weil neben ihr eine Muter und ein Vater Sind." - "A man is only a man, because it is next to a Father and a Mother - A woman is only a woman, because she has at her side a Muter and a Father." - " Um homem só o é pois tem ao seu lado um pai e uma mãe. Uma mulher só é mulher pois tem ao seu lado um pai e uma mãe."

Mutter -> Drin -> Haus                         Mulher ->  Interno -> Casa
Vater -> Aussen -> Welt                       Pai -> Externo -> Mundo

( Fez-se este esquema a partir do relato que Bert fez de qual é a dinâmica cultural sobre um Homem e sobre uma Mulher)
"Wenn eine Frau den Sohn von seinen Vater Trennt nimmt sie seiner Zukunft weg - und umgekärt auch."  "
If a woman separates her son from his Father she takes his future away - and vice-versa" "Quando uma mulher impede, proíbe seu filho de ver ao pai, ela lhe tira seu Futuro - e vice-versa"

"Die Achtung ist die Lösung zur Heilung"
"Respect is the solution to curing" "Respeitar é a solução para cura"
"Die Aufstellung ist immer über uns selbst - sie passiert Aussen - aber die Kraft kommt von Drinnen - Du hast den schlüssel" - "
The Constellation is always about ourselves - it happens outside - but the power comes from Inside - You've got the key" - " A constelação trata sempre de nos mesmos - ela ocorre externamento - mas sua força, provem de nosso intimo - você é a Chave"


Seguem algumas frases de Sophie Hellinger:

"Das Herz ist der Ort wo Alles Hin Fließt!" -   "O coração é o lugar, para onde, tudo flui!"

"Jeder ist Ganz                                                          "Cada um é Inteiro
Jeder ist Göttlich                                                        Cada um é Divino
Jeder ist Gestlich                                                        Cada um é Espiritual
Jeder ist Ausgezeichnet                                              Cada um é Excepcional
Jeder ist Einzig"                                                          Cada um é único"

"Wenn ein Man seine Frau Verachtet, verachtet er auch seine kinder." - "Quando um homem desrespeita sua mulher, ele desrespeita seus filhos também."


 ( Bert Hellinger deu autógrafos em seus livros no intervalo de domingo)


          (Nesta imagem, a despedida de Bert e Sophie Hellinger no domingo - 19.07.2013)


Bert e Sophie mencionaram que viriam outras vezes ao Brasil, e pretendem trazer a formação em Constelações Sistemicas Familiares para território Brasileiro, contando com a ajuda dos seus alunos nativos brasileiros, como professores e parceiros.

Programa Intensivo de Aprendizagem: Divulgaram bastante o evento que haverá em novembro na Alemanha, em Bad Reichenhall, o International Training Camp - no qual há diversos módulos de aprendizagem ministrados tanto por Sophie como por Bert Hellinger. Simone Arrojo está organizando grupos de brasileiros interessados que queiram seguir para Alemanha em novembro - para interessados, entrar em contato por meio do email: sim.arrojo@uol.com.br

Foi um evento muito agradável, cheio de aprendizado e troca. A equipe organizadora foi muito cuidadosa nos detalhes de ambiente, coffee break, horarios e organização em geral.

Agradecemos a equipe de organizadores do evento ( Mimansa Erika Farny / Simone Arrojo / Renato Shaan Bertate) e todos que participaram direta ou indiretamente para tornar este evento possível!

Gratidão a Bert e Sophie Hellinger pela possibilidade de bebermos da fonte, de termos nossa troca e aprendizado em territorio brasileiro! Sintam-se sempre bem-vindos!



2 comentários:

  1. Muito obrigada René. Não pude ir desta vez e portanto suas observações são muito bem vindas. Abraço
    Lívia

    ResponderExcluir