Pesquisar neste blog

12/08/2019

Lealdades Invisíveis - O amor cego



"Os filhos, inconscientemente, aspiram igualar os pais no sofrimento. Seu vínculo amoroso é tão forte que os cega e eles não conseguem resistir à tentação de zelar pelos pais assumindo-lhes a dor.

Embora façam isso por amor e acreditem que estão praticando o bem, passam a comportar-se como pais de seus pais e dramatizam os medos destes prejudicando a si mesmos. Este amor cego protege os vínculos com os pais, mas, atuando como pais e tentando dar-lhes ao invés de receber deles, invertem o fluxo do dar e receber e, inadvertidamente, perpetuam o sofrimento. O amor entre pais e filhos obedece a uma hierarquia, no interior da família, que exige que eles continuem como parceiros desiguais: os pais dão, os filhos recebem. Assim, segundo a terceira Ordem do Amor, tudo vai melhor quando os filhos são filhos e os pais são pais - ou seja, quando a hierarquia familiar, baseada no tempo e na função, é respeitada." 

 Bert Hellinger


"Muitas vezes assumimos inconscientemente encargos provenientes de nossa familia e satisfazemos expectativas que são estranhas a nós mesmos" 

Peter e Tsuyuko Spelter


Nenhum comentário:

Postar um comentário