Pesquisar neste blog

29/05/2019

As manifestações somáticas após uma Constelação Familiar




Muitas vezes alguns clientes, representantes referem, após um trabalho, vivência em Constelação Familiar certos sintomas físicos como mal estar, enjoo, diarreia, dores de cabeça, vômitos. Ficam preocupados se tal pode ser algo "errado", algo "pego do campo" ou se é "normal"?

Claro, cada situação deve ser vista em sua singularidade e avaliada deste ponto com o cliente/participante. Mas em linhas gerais, podemos dizer que certos fenômenos físicos podem ocorrer após a vivência das Constelações Familiares em muitos clientes e participantes. Tal é uma forma de liberação somática, uma catarse, após o que foi vivenciado, experienciado, sentido no campo.

Sabemos que os representantes tem muitas informações do campo e que, para o cliente é um grande enfrentamento estar vendo e vivenciando seu tema no campo das Constelações Familiares. É preciso coragem para expor-se. É preciso coragem para olhar e, fazer algo com o que foi visto e vivido. O campo mexe com o corpo. Novos espaços internos, lugares em nosso corpo são dados para novas informações, pontos de vista, perspectivas e comportamentos, posturas. Este novo que se apresenta causa um revolver interno. Mexe conosco. Incomoda. Causa desconforto.

Claro, seria talvez tivesse sido melhor deixar tudo como era. Eu não esperava isto...Antes era um sofrimento, mas era conhecido. Ai... abençoada ignorância. Agora, o que fazer com este novo? Quanto medo...O que faço? Como faço? Tem como voltar atrás? 

Estes e outros pensamentos ocorrem à pessoa e por vezes são expressos. Desta mesma forma no corpo se expressa, liberando espaço para o novo. Permitindo que certos objetos, sentimentos, incômodos, crenças limitantes, dores acomodadas...sejam expurgado(a)s.

O novo precisa de espaço. O que em mim precisa partir, precisa morrer, para que o novo, possa advir?

Então dizemos que isto é um processo. Um processo físico de expurgo. Uma liberação corpo-alma. Um recolocar-se...sentir, pensar, agir.

Esta é uma das maneiras de se refletir estes fenômenos. E para tal se selecionou a seguinte reflexão de Bert Hellinger, que deu origem a esta reflexão: Os efeitos de uma Constelação Familiar.

Claro, isto é um dos recortes que podem ser feitos dos Efeitos de uma constelação Familiar. Existem muitos outros. Mas tais terão espaço em outras reflexões!




"Às vezes as coisas ficam um tanto piores depois de uma constelação familiar. Isto se dá por  que este trabalho agita as coisas e altera, mexe com os nossos padrões (de comportamento, de personalidade), e às vezes há um anseio na alma de voltar tudo ao que era antes, da forma antiga e acalmar tudo. Você pode esperar que o trabalho de uma constelação tenha efeitos por até dois anos"
Bert Hellinger


Em uma tradução livre do Inglês por René Schubert


Confira também: 

Manifestações somáticas, pós constelações familiares (Edição para Rádio Sistêmica): 
https://anchor.fm/msistemicobrasil/episodes/Ren-Schubet---Manifestaes-somticas--ps-constelao-ee2049

Nenhum comentário:

Postar um comentário