Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Psicopatologia e Constelação Familiar - Curitiba/PR


A convite do colega Tônio Dorrenbach Luna estarei dia 14/09 junto aos colegas e interessados em Curitiba para refletir um pouco sobre Psicologia, Psicanálise e Constelações Familiares.

A importância do olhar, postura e reflexões da psicologia, psicanálise e psicopatologia no trabalho das Constelações Familiares.

A Constelação Sistêmica Familiar é uma abordagem fenomenológica terapêutica fundamentada nas descobertas do pensador alemão Bert Hellinger. A constelação familiar se baseia no uso de representantes neutros para representar membros da família ou grupo social do cliente e trabalhar um tema específico trazido por este último. O tema pode envolver seu relacionamento de casal, suas relações familiares, comportamentos persistentes e repetitivos, seu emprego e meio profissional, um destino familiar recorrente e, algumas vezes um quadro patológico, uma doença física ou psíquica que marca seu corpo ou o percurso do histórico familiar.

Os estudos da terapia familiar sistêmica, juntamente a psiquiatria e psicanálise, encontraram diversas evidências hereditárias nos quadros de saúde mental mais graves. Como algo que segue de geração para geração. Por vezes resgatado, por vezes deixado. Falamos aqui de comportamentos, crenças, imagens, padrões, posturas, eventos, acontecimentos, repetições. Entre alguns estudiosos, podemos citar Iván Böszörményi-Nagy, que teoriza as lealdades parentais invisíveis. E Gunthard Weber, com seu olhar para a psicose e a divisão, o conflito e a relação entre vítima e perpetrador ocorrendo no interior do corpo e da alma do paciente. Ou o olhar de Franz Ruppert para a experiência traumática no corpo do paciente e em seu campo sistêmico. A temática é rica e convida a refletir e vivenciar, neste módulo voltado à saúde mental e às formas de olhar para esta.  

Conteúdo programático sugerido:
  • Breve introdução à psicologia e psicanálise - Conceitos de Consciente e Inconsciente
  • O conceito de normalidade e psicopatologia a partir da Psicologia
  • A Morte dentro do sistema familiar / O luto e seus movimentos / Melancolia e Depressão
  • Assassinos e famílias Assassinas / O Suicídio dentro da Família / Maldições
  • A presença de uma criança especial em casa / A psicose e suas consequências sobre o sistema familiar
  • O trauma e suas relações com a estrutura psíquica do sujeito em sua vida atual e posterioridade

Bibliografia indicada para este módulo:


14/09 - Sábado - Das 9 às 18 horas 
Inscrições: (41) 99589-8430

Nenhum comentário:

Postar um comentário