Pesquisar neste blog

12/09/2018

Anton de Kroon: Problemas são soluções







"Considero uma organização como Sistemas vivos, tal como nossos corpos. Quando tenho febre me sinto muito mal. Isto é um problema. Não quero isto. Mas o ponto positivo em relação à febre é que esta está recuperando a saúde em meu corpo. Este e um exemplo de como aquilo que é um problema para mim, pois de certa forma eu queria ir para o trabalho e/ou fazer outras coisas legais, é uma solução para o meu corpo. Só é preciso um pouco de tempo. Agora farei a comparação com uma Organização. Certa vez fui contratado como consultor em uma escola primária (Ensino fundamental), onde havia um problema com a diretoria. Eles já estavam passando pelo quarto diretor em um período de apenas três anos. E quando eu lhes perguntei o que foi que aconteceu com o primeiro diretor, eles me contaram, que o haviam demitido pois este se tornara um alcoolista. Perguntei então que tipo de diretor ele tinha sido, e veio à tona que ele havia sido o fundador da escola. E havia sido um diretor maravilhoso por 20 anos sucessivos. Após isto tornou-se um alcoolista por questões relacionadas à sua vida privada. Neste momento o conselho da escola decidiu por demitir o diretor, pois não poderiam ter um alcoolista na direção da escola. E então, os novos diretores que eles escolheram, não se mostraram capazes de realizar bem a tarefa. Não tinha nada a ver com suas qualidades individuais, de docência ou direção, mas sim tinha a ver com o lugar que estes ocupavam. Algo precisava ser restaurado neste lugar. Para o sistema “escola”, foi a solução que os levou a produzir o problema: Estes diretores não poderiam funcionar bem. Eles me acompanharam nas reflexões e me perguntaram: O que deveríamos fazer então?

E neste ponto a resposta é: Você tem que dar-se conta de que, a mesma pessoa que foi a fundadora da escola, foi um diretor maravilhoso por mais de 20 anos, isto precisa ser percebido, precisa ser reconhecido. E, vocês fizeram a coisa certa ao demiti-lo por ele ser um alcoolista. Então surge um equilibro com o que aconteceu com este diretor para a escola. Ele trouxe coisas certas e trouxe coisas erradas. Pelas coisas certas ele precisa ser honrado – por ser o fundador e um bom diretor. E pelas coisas frágeis, ele precisou ser demitido. E isto cria uma nova energia sistêmica que permite a um novo diretor, executar muito bem sua tarefa.



Foi assim que cheguei no: Problemas são soluções. E a ideia básica detrás disto é que na maneira sistêmica de lidar com situações você jamais exclui as coisas.



No momento em que encontramos um problema, nós temos esta reação: Nós não queremos isto! Isto não deveria estar aí, isto precisa ir embora, não deveria existir. E então isto é um convite para que tal se manifeste ainda mais.



E é desta forma que tento olhar para isto como uma solução. E para uma solução eu digo geralmente: Ah, sim, você é bem-vindo! Você me ajuda!
É por isto que faço desta forma."

Anton de Kroon - Consultor Sistêmico - Instituto Bert Hellinger Holandês

Vídeo produzido por: Kongruens Center for Systemisk Opstilling
Bert Hellinger Instituut Nederland - www.hellingerinstituut.nl


Vídeo traduzido do inglês para o português por René Schubert

Nenhum comentário:

Postar um comentário