Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2015

Retrospectiva: Training Camp com Bert e Sophie Hellinger - 2015

(Bert e Sophie Hellinger no Cosmic Power)

(Matthias Posh realizando a abertura do Training Camp)

(Bert Hellinger respondendo a perguntas do público no Training Camp)

(Palestrantes internacionais: Dieter Broers, Angelica Olvera, Rüdiger Rogoll, Sami Storch, Yasen Danailov - Entre os mesmos os professores da Hellinger Schule: Joël Weser e Gerhard Walper)


 ( Exercícios corporais e de equilíbrio com Yasen Danailov)
(Em supervisão com Bert Hellinger, o facilitador brasileiro Daniel de Simone questiona sobre as Novas Constelações Familiares)




Die Antwort von Seminarteilnehmern auf die Frage, welches Wort, welches Gefühl ihnen jetzt an der Eingangstüre zum Seminar spontan einfällt - A resposta dos participantes do Seminários à pergunta: Qual palavra, qual sentimento lhe surge espontaneamente agora na porta de entrada do evento?




As fotos mostram um pouco sobre as atividades que tiveram lugar no International Hellinger Days, que cobriu o final de Abril e início do mês de Maio de 2015. Convidados de diversos países, a presença constante de Bert e Sophie Hellinger e um público formado por participantes do mundo todo. As traduções simultâneas ocorriam nos idiomas alemão, inglês, português, espanhol, russo e italiano. Muitos participantes alemães, russos, espanhóis e orientais presentes. Os brasileiros no início das atividades superavam 40 participantes. Alguns permaneceram durante todos os treinamentos, outros foram revezando as atividades que foram divididas em 4 principais treinamentos: Seminário de Mulheres, Hellinger Camp, Cosmic Power e Seminário de Supervisão. No Hellinger Camp, contou-se com a presença de muitos formadores em Constelação Familiar brasileiros, como o casal Décio e Wilma, Peter e Tsuyuko Spelter e Mimansa Farny.


"In dieser Arbeit ist man in Dienst auf etwas groesseres. Im Dienst mit Liebe. Eine Liebe die aus dem Herz kommt. Nicht von dein kopf, von urteilung oder meinung....aber mit den Herz, mit Liebe, in Dienst" 
(Neste trabalho nós estamos a serviço de algo maior. A serviço com Amor. Um Amor que flui do coração. Não vem da cabeça, com opiniões e julgamentos...
mas com o coração, com amor, e à serviço)
Sophie Hellinger

"Liebe ohne dankbarkeit ist keine Liebe" 
(Amor sem Gratidão não é Amor)
Bert Hellinger


Logo de início, Bert Hellinger conduziu um constelação familiar em relação ao povo Armênio e o povo Turco. Selecionou um grupo de representantes para o povo Armênio e outro para o povo Turco e os colocou em lados opostos. Tal temática levou a reflexão em relação ao campo da guerra e os movimentos que levam à paz. Bert refletiu que a constelação talvez tenha mostrado um movimento que leve à paz - Eine Frieden Bewegung.



"Das Herz ist Spirituell" 
(O coração é Espiritual) 
Bert Hellinger


Tanto Bert como Sophie falaram com frequência do fato que a Constelação ocorre num plano onde o Julgamento e racionalização não tem lugar. Os efeitos da Constelação Familiar podem ser sentidos, vividos, não apreendidos racionalmente, ou destrinchados intelectualmente. Reconhecer o que se mostra sem ideias pré-concebidas ou intenção de alterar o que é.


Por isto a toda nova Constelação ou Sophie ou Bert reforçavam ao representante: você está se disponibilizando para este campo, entre sem intenção e sem julgamentos, se centre (Sammel dich)  e deixe o corpo ser movimentado pelo campo. Sem certo ou errado. Sem intenção de bom ou ruim. Sem querer consertar algo, ou fazer algo bom. Você se disponibiliza para o que vem no campo e é tomado(a) por ele.

Durante o Training Camp, todas as manhãs começavam com trabalhos de Bert e Sophie - principalmente constelações, voltadas para as temáticas propostas no dia. Posteriormente, havia a possibilidade de dar retornos ao casal ou fazer perguntas diretamente a eles. Em alguns momentos, Bert pediu que os participantes formassem pequenos grupos e trocassem entre si as vivências de cada um para em seguida fazer uma rodada de perguntas e retornos.


Seguem algumas das temáticas abordadas nos diferentes dias do Hellinger Camp. A partir destas, Bert selecionava participantes dispostos a constelar seus temas e, posteriormente, propunha dinâmicas, exercícios, retornos e perguntas ao casal Hellinger sobre o transcorrido em Constelação e dinâmicas:

Die Weiterentwicklung im Familienstellen (Os desenvolvimentos que seguem nas Constelações Familiares)
Gesundheit, Krankheit und Tod (Saúde, Doença e Morte)
Geld, Reichtum und Erfolg (Dinheiro, riqueza e sucesso)
Unternehmensberatung, Beruf (Consultoria de Negócios/ Empresas, Profissão)

Também durante a tarde, no Training Camp, tivemos a oportunidade de acompanhar a apresentação de diversos convidados internacionais que traziam temáticas de diversos campos do saber, aplicados às Constelações Familiares. Segue uma síntese:

Dr. Rüdiger Rogoll - Médico neurologista, psiquiatra, psicoterapeuta e terapeuta transacional
Tema: Transição da psicologia intelectual à psicologia espiritual e transpessoal – da psicologia limitada do “Eu” à uma medicina ampla da alma. Dr. Rüdiger contou seu percurso pela medicina e psicologia e seu encontro com o campo espiritual e transpessoal, após uma perda afetiva significativa. Contou sobre sua longa amizade e troca profissional com Bert Hellinger, demonstrando como acompanhou o surgimento e desenvolvimento das constelações familiares desde seus primórdios.
 
Yasen Danailov - Engenheiro de Cibernética e desenvolvedor de software,  experiência na área de trabalho energético com o corpo. Despertar e sentir o corpo. Conduziu diversos exercícios e vivências corporais, tanto no Training Camp como no Cosmic Power para despertar os participantes, tanto no sentido físico como energético.

Angelica Olvera Garcia - Física, química, matemática, bióloga, pedagoga. Facilitadora responsável pela Universidade CUDEC no México. Palestrou sobre a temática “Original ou Cópia”.
Angelica contou sobre seu percurso até conhecer as constelações familiares com Bert Hellinger e a partir daí aplicá-las em sala de aula com seus alunos - uma aplicação prática da Pedagogia Sistêmica.
Falou sobre os três círculos que a orientam neste trabalho: a pedagogia sistêmica, que caminha ao lado do círculo terapêutico, ambos envolvidos pela Filosofia Hellinger.

No quesito Original e Cópia, apontou como tem força aquele que está conectado ao Original, à fonte. E como se torna confuso e perdido aquele que segue a Cópia - aquele que faz um simulacro sem referência ou reverência à fonte, à origem. 

Angelica  - Leiterin des CUDEC in Mexiko - Antworten auf Teilnehmerfragen (Angelica Olvera - Diretora do Sistema CUDEC no Mexico - Respostas às perguntas colocadas pelos participantes):



Dieter Broers - Biofísico atuante na área de terapia e pesquisa médica, autor de 11 livros. Ele vê como tarefa de vida possibilitar pontes entre ciência e espiritualidade. Tema: Constelação Familiar relacionada à ciência. Ele mesmo descreve a Constelação Familiar como marco na história para a ciência em geral. No transcorrer de sua palestra, discorreu sobre diversos físicos e cientistas ganhadores do prêmio Nobel e que apontavam para existência ou comprovação de diversos níveis de consciência e mesmo planos dimensionais - tais como os planos físicos e os planos espirituais, planos com a existência da matéria e planos onde inexiste matéria (plano pessoal - plano transpessoal - Hiperespaço). Em seguida falou dos experimentos, ocidentais e orientais, para alcançar estes planos. E como de certa forma estamos sempre conectados a esta fonte superior, repleta de experiências, ideias, criatividade e transformação.

Artigo em português do biofísico Dieter Broers: https://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/02/02/cientista-alemao-dieter-broers-afirma-que-as-tempestades-solares-podem-salvar-a-humanidade/

E uma entrevista com Dieter Broers na qual ele fala da cura a partir dos campos vibracionais - a entrevista está em alemão: 



Nas noite do Training Camp, os grupos de participantes se reuniam no salão central ou salões laterais de acordo com a língua falada por cada grupo para realizar práticas de exercícios voltados para a constelação familiar - o ato de facilitar, a representação, o início de uma constelação familiar, a colocação do tema, a observância do tempo de uma constelação, os movimentos primários e secundários em uma constelação. Quem conduzia estes exercícios e dinâmicas em diferentes noites eram os docentes da Hellinger Schule: Gerhard Walper, Joël Weser e Wolfgang Deusser.



(Salão do Königlichen Kurhaus - onde foram realizados o International Training Camp e o Cosmic Power)


(Público International Training Camp)


(Palestra com o Juiz brasileiro Dr. Sami Storch)

(Dr. Sami Storch explanando sua experiência com Sophie e Bert Hellinger)


Na tarde do dia 28 de Abril, o Juiz brasileiro Sami Storch se apresentou para o público do Training Camp com a temática: "Mediation/Auftellung vor gerichtlichen Auseinandersetzungen - Mediação / Constelação aplicada no Direito em casos de separações". Dr. Storch contou sobre sua experiência no uso da técnica e conhecimentos da Constelação Familiar dentro de seu campo de atuação no Direito, como Juiz. Desde 2006, o magistrado vem ministrando workshops de constelações familiares e obtendo conciliações, com base nos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos, a partir do princípio das constelações sistêmicas desenvolvido por Bert Hellinger.

"Uma ofensa do pai contra a mãe, ou da mãe contra o pai, são sentidas pelos filhos como se estes fossem as vítimas dos ataques, mesmo que não se dêem conta disso. Isso porque, sistemicamente, os filhos são profundamente vinculados a ambos os pais biológicos. São constituídos por eles, por meio deles receberam a vida.O filho não existe sem o pai ou sem a mãe e, seja qual for o destino que os filhos construírem para si, será uma sequência da história dos pais. 
Por isso é que, mesmo que o filho manifeste uma rejeição ao pai – porque este abandonou a família ou porque não paga pensão, por exemplo – toda essa rejeição se volta contra ele mesmo, inconscientemente. Qualquer ofensa ou julgamento de um dos pais contra o outro alimenta essa dinâmica, prejudicial sobretudo aos filhos. O mesmo ocorre quando o juiz toma o partido de um dos pais contra o outro, reforçando o conflito interno na criança (..) A abordagem sistêmica do direito, portanto, propõe a aplicação prática da ciência jurídica com um viés terapêutico – desde a etapa de elaboração das leis até a sua aplicação nos casos concretos. A proposta, aqui, é utilizar as leis e o direito como mecanismo de tratamento das questões geradoras de conflito, visando à saúde do sistema “doente”, como um todo."
A palestra foi ovacionada em pé por participantes de vários lugares do mundo todo! Bert Hellinger ao final disse a Sami, "seguimos conectados!"
 


"Das menschliche Gehirn: Ein eigener Kosmos - wie die Milchstrasse"
  (O cérebro humano: um Cosmos em si mesmo - como a via láctea)

"Was wir Leben in einer einzigen Zelle nennen...ist das ununterbrochene Gespräch mit abertausend Anderen Einweissteilchen" 
( O que nós chamamos de vida em uma única célula...é a conversa ininterrupta com mais de mil outras partículas de proteínas)

Sophie Hellinger



O curso Cosmic Power transcorreu em 3 dias, com muitos exercícios corporais, meditações e exercícios respiratórios. A partir de diversas aulas abordando fisiologia, neurologia, nutrição e as referências à física quântica trazidas por Dieter Broers, Sophie Hellinger introduziu a noção de meridianos e campos energéticos presentes em nosso corpo. Versou sobre os Chakras e sua atuação no sentido corporal, energético e espiritual. Também demonstrou técnicas para o autoconhecimento e trabalho corporal. Falou da importância do facilitador trabalhar seu corpo, suas emoções, seus afetos, suas questões para poder atuar e se disponibilizar para trabalhos terapêuticos ou que envolvam o corpo do outro, cliente, paciente.

Um vídeo disponibilizado pela Hellinger Sciencia mostra um momento do curso Cosmic Power no qual Sophie Hellinger palestra sobre a importância da respiração adequada para entrar em contato com a Energia / Poder Cósmico. Menciona como a respiração te coloca em contato com o Todo e como você pode se trabalhar e "se re-programar" a partir do uso correto da respiração. 

Vídeo em inglês com a tradução simultânea no inglês por Matthias Bronk:





Em seguida ao Cosmic Power, houve 2 dias de Supervisão, com Bert Hellinger. Neste, ele introduziu que iria proceder da forma como trabalhava atualmente, com as Novas Constelações Familiares. Nesta nova maneira de proceder não há entrevista inicial com o cliente, nem retorno após a Constelação Familiar. O facilitador se interioriza após o cliente sentar-se ao lado, entra em contato por meio da respiração, e desta forma, centrado, seleciona quantos representantes terão lugar no campo. Nada é falado. Nada é posicionado. Os representantes entram em contato com o campo e se permitem serem movidos pelo mesmo. O único movimento do facilitador é acrescentar ou retirar representantes. Palavras e frases são raras.



"Wir fragen nichts vor der Aufstellung und nichts danach - Alle werden in dieser weise mitgenommen und so wirkt es für alle, Gleichzeitig" 
(Nós não perguntamos nada antes da Constelação e nada após a mesma - Todos (participantes) são desta forma tomados e isto atua sobre todos, ao mesmo tempo.)
"Als Aufsteller, keine Neugier, keine anmassung...und so... wirkt das auf dem Klient, auf den stellvertreter...auf dem beobachter... alle werden mitgenommen. Eine Demütige Haltung"
(Como facilitador, não ter curiosidade, não ter arrogância...e desta forma...tal atuara sobre o cliente, sobre o representante, sobre o observador, todos serão tomados pelos movimentos do Campo. Uma postura Humilde - do facilitador.) 
Bert Hellinger

Bert Hellinger mencionou que durante a Constelação Familiar somos tomados por uma outra força, de um outro plano. Um plano que é atemporal. Que é eterno. Que toma as coisas da forma que são, sem questionar, sem perguntar... simplesmente é como é. Reforça que as novas Constelações Familiares são sem palavras, pois somos guiados por outra força que vai além dos conceitos de certo/errado, bom/ruim, além do julgamento, das ideias pré-concebidas, vai além do EU.

Em seguida, faz uma crítica à arrogância de alguns facilitadores, que tentam conduzir as Constelações Familiares ou buscam com as Constelações Familiares consertar, arrumar, alterar destinos, mas a partir de ideias pré-concebidas. Reforça a importância da postura humilde do facilitador, que está a serviço de algo muito maior.
 
Bad Reichenhall é uma cidade da Alemanha localizado no distrito de Berchtesgadener Land, região administrativa de Alta Baviera, estado da Baviera. A seguir, algumas imagens da região onde os eventos tiveram lugar, na charmosa Bad Reichenhall, uma cidade cercada por montanhas e que é procurada por muitos por causa de sua água e sal - ambos excelentes para tratamentos variados no campo da saúde. A cidade está há duas horas de trem de Munique e fica há alguns minutos de trem de Salzburg. Além da beleza natural, a cidade em si é muito bem cuidada e recebe muito bem o turista. Alimentação e ambientes favoráveis para atividade física, reabilitação e saúde.

(Magnólia com o Königlichen Kurhaus ao fundo)

(Entrada do Königlichen Kurhaus)

 
(Lateral Königlichen Kurhaus)


(Jardins Floridos - Tulipas e outras flores)



(Bad Reichehall - foto tirada do Predigtstuhl)


E a experiência de traduzir, também trouxe muito aprendizado e abertura - como diria Joël Weser, criar o espaço (Raum) dentro de ti a partir da respiração, o espaço para vida, o espaço para criação, o espaço necessário para ocupar o centro, de forma presente. Muito interessante estar imerso no campo da linguagem. Tal qual aponta a psicanálise e a semiótica, as palavras são plásticas, flexíveis, vivas. Claro, seguem a uma ordenação e leis gramaticais específicas. Mas permitem-se ser moldadas e as vezes re-criadas. Seja em um neologismo ou num sotaque que a identifica com a particularidade de um povo, de uma região. Um traço de pertencimento e identidade. Um traço que a marca como única... apesar de universal!

(Tradução Alemão-Português)


(Cabines de Tradução Simultânea - Italiano, Português, Espanhol, Russo e Inglês - Reinhold Ferrari, Italienisch / René Schubert, Portugiesisch / Ursula Stutz, Spanisch / Yana Kosacheva, Russisch / Matthias Bronk, Englisch)


(Vídeo de Abertura do Training Camp e apresentação da equipe técnica)


Local do Evento: Königliches Kurhaus - Kurstraße 6 - Bad Reichenhall - Alemanha


Mais imagens e informações podem ser obtidas  na página oficial da Hellinger Sciencia: http://www2.hellinger.com/br/pagina/seminario/imagens-hellinger-days-international-52015/



Próximo Training Camp: Jornadas Internacionais Hellinger - Bad Reichenhall / Alemanha
Outubro e Novembro 2015 - Inscrições: www.hellinger.com


Um comentário:

  1. Que oportunidade ímpar poder traduzir todo o evento e se colocar a serviço de forma tão intensa! Obrigada por compartilhar, dá para sentir um pouquinho da energia e vibrações dos encontros! E que lugar lindo!!!
    abçs, Ana

    ResponderExcluir