Pesquisar neste blog

01/07/2011

Bert Hellinger - Breve Biografia



Bert Hellinger - In Memoriam Nascimento de Anton Johan Hellinger em 16.12.1925, em Leimen, Baden - Alemanha Falecimento aos 93 anos, em 19.09.2019, em Bischofswiesen, Alemanha

Bert Hellinger é nascido em 1925, na Alemanha, e formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente, aprofundou seus estudos e pesquisas tornando-se psicanalista e, por meio da dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos hipnoterapêuticos e demais técnicas desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou: Familienaufstellen (respectivamente: “Colocação do Familiar”, traduzido para: Constelações Familiares, no Brasil).
 
Bert Hellinger afirma que os seus pais e a sua infância foram a principal influência no seu trabalho atual. A particular forma de fé praticada no seio da sua família terá imunizado os seus membros para não acreditarem nas ideias distorcidas do nacional-socialismo. Devido às repetidas ausências de Bert Hellinger às reuniões da “juventude hitleriana” e à sua participação numa organização ilegal de jovens católicos, terá sido classificado pela Gestapo como “suspeito de ser inimigo do povo”. Quis o destino que Bert Hellinger viesse a escapar da Gestapo, ao ter sido mobilizado. Com apenas 17 anos de idade tornou-se soldado, vivenciou as realidades do combate militar, da prisão, da derrota e da vida num campo de prisioneiros de guerra dos aliados, na Bélgica.
 
A segunda maior influência foi certamente o seu desejo de infância de se tornar padre. Com 20 anos de idade entrou numa ordem religiosa católica e iniciou o longo processo de purificação do corpo, da mente e do espírito, em regime de silêncio, estudo, contemplação e meditação. Foi para a África do Sul, onde permaneceu por 16 anos, como missionário junto do povo Zulu – uma experiência que teve um profundo efeito no seu trabalho ulterior. Neste país foi, em simultâneo, diretor de uma grande escola, professor e pároco. Com o tempo foi-se sentindo em casa entre os Zulus, tanto quanto a um Europeu isso é possível. O processo de abandono de uma cultura para viver noutra moldou a sua consciência acerca da relatividade de muitos valores culturais.
 
A participação de Hellinger numa formação inter-racial e ecumênica sobre dinâmica de grupos, conduzida por clérigos anglicanos, constitui-se como uma experiência de extrema influência. Teve a oportunidade de contactar com uma forma de trabalhar com grupos que valorizava o diálogo, a fenomenologia e a experiência humana individual.
  A sua decisão de deixar a ordem religiosa após 25 anos surgiu da compreensão de que ser padre tinha deixado de ser a expressão mais apropriada ao seu crescimento interior.
 
A psicanálise e a psicoterapia foram as grandes influências que se seguiram. Várias escolas terapêuticas deixaram uma marca na sua forma de trabalhar, somando-se à orientação fenomenológica/dialógica da dinâmica de grupos aprendida dos anglicanos, à compreensão da necessidade fundamental dos seres humanos de se alinharem com as forças da natureza, que havia aprendido com os Zulus na África do Sul, à psicanálise que aprendeu em Viena e ao trabalho corporal aprendido na América.

 

A constelação familiar se baseia no uso de representantes neutros para representar membros da família ou grupo social do cliente e trabalhar um tema específico trazido por este último.

Bert Hellinger descobriu que há 3 leis (ou necessidades) que atuam na família: hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada), pertencimento (estabelecido pelo vínculo), equilíbrio (estabelecido pelo dar e tomar/receber). Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam em outros membros da mesma (muitas vezes em membros que sequer haviam nascido quando o problema aconteceu). Graças à representação, o cliente pode perceber para onde olha o seu amor e como tais leis podem ser novamente respeitadas. Então ele pode, talvez, enxergar o próximo passo que o conduza de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão que o incomoda.

Os desenvolvimentos de seu trabalho tem amplas implicações para o âmbito da psicoterapia, aconselhamento de casais, pedagogia, consultoria de empresas, dramaturgia, política e solução de conflitos sociais.

Bert Hellinger escreveu mais de 110 livros traduzidos para 38 línguas. O seu trabalho está documentado em numerosos CDs e DVDs.

Bibliografia

 

As obras que já estão traduzidas para o português abordando a temática das constelações familiares podem ser encontradas pela Editora Cultrix ou Editora Atman. As primeiras publicações foram feitas pela Ed. Cultrix, posteriormente os profissionais Decio e Wilma & Peter e Tsuyuko Spelter fundaram a editora voltada exclusivamente para temas relacionados às Constelações Sistemicas Familiares, a Editora Atman.



A Paz Começa na Alma pela Editora Atman
Amor a Segunda Vista pela Editora Atman

A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho pela Editora Atman 
Liberados Somos Concluídos pela Editora Atman
Essencial É Simples pela Editora Atman
Ordens da Ajuda pela Editora Atman

Pensamentos a Caminho pela Editora Atman
Um Lugar para os Excluídos pela Editora Atman

Pensamentos sobre Deus pela Editora Atman
O Amor do Espírito pela Editora Atman
A Cura pela Editora Atman 
As Igrejas e seu Deus pela Editora Atman
Olhar para a alma das crianças pela Editora Atman

A Simetria Oculta do Amor pela Editora Cultrix
Conflito e paz: uma resposta pela Editora Cultrix
Desatando os laços do destino pela Editora Cultrix
 

No centro sentimos leveza pela Editora Cultrix
Ordens do amor pela Editora Cultrix
Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix
 

Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix

E a ultima obra lançada: Hellinger, B. & Heilmann, H. – Bert Hellinger. Meu trabalho. Minha vida. Autobiografia do criador da Constelação Familiar. Editora Cultrix. São Paulo, 2020




Links de referência:

http://www.atmaneditora.com.br/
 
http://aconstelacaofamiliar.blogspot.com/

Home page oficial: https://www.hellinger.com/pt/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário