Pesquisar neste blog

20/07/2025

Constelações Familiares no SUS


As Constelações Familiares no SUS é uma questão de direitos humanos. 

Trata-se de uma política pública que corrige desigualdades históricas no acesso ao cuidado integral. Garante acesso à promoção da Saúde para populações vulneráveis que não podem pagar por atendimentos particulares.


As Constelações Familiares foram oficialmente incorporadas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) pela Portaria nº 702/2018. Desde então, mais de 25 mil atendimentos gratuitos foram realizados via SUS.

A aplicação das Constelações no SUS não substitui tratamentos convencionais, mas os complementa com foco na saúde relacional, emocional e sistêmica das famílias.

Isso amplia o cuidado em saúde para além da intervenção biomédica.

O Mapa de Evidências Científicas publicado em 2024 pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), em parceria com Bireme/Opas/OMS, analisou 16 estudos científicos, dos quais 90% dos desfechos indicaram efeitos positivos ou potencialmente positivos da Constelação.

O Mapa de Evidências Científicas demonstra que a maioria dos ensaios clínicos avaliados revela impacto favorável da Constelação em indicadores como ansiedade, ideação paranoide, psicopatologia geral, sensibilidade interpessoal e qualidade de vida

Retirar a Constelação do SUS é restringir o acesso apenas a quem pode pagar. Isso é uma questão de justiça social e equidade em saúde.

Quem tem recursos continuará com acesso a atendimentos particulares. Já as famílias de baixa renda perderão um recurso valioso, gratuito e legalmente reconhecido.

Defender a Constelação no SUS é reafirmar o direito de todos ao cuidado integral, em respeito às suas escolhas e realidades.

A PNPIC é um patrimônio do SUS. Garantir a continuidade da Constelação em suas diretrizes é respeitar a diversidade terapêutica e proteger os direitos humanos no acesso à saúde.


Associação Brasileira de Consteladores (ABC)  

Instituto Brasileiro de Consteladores Familiares (IBCF)

Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário