Pesquisar neste blog

03/11/2019

Alerta: Textos atribuidos à Bert Hellinger




Fazendo um alerta a partir de algo discutido em diversos grupos com colegas do campo da constelação familiar nos últimos dias: O texto intitulado "A Vida por Bert Hellinger" que está circulando nas redes sociais não é de autoria de Bert Hellinger.

Além do texto não conter as fontes de referência, o mesmo não segue nem o estilo de escrita nem a filosofia (conteúdo) da forma que Bert Hellinger costuma se expressar, refletir e se colocar.

Diversos colegas fizeram uma pesquisa na obra de Bert Hellinger e não encontraram a passagem referida no texto.

Mas tal fato traz consigo uma importante reflexão...

Bert Hellinger é hoje um autor com vasta obra e trabalhos terapêuticos conhecidos mundialmente. Tem publicações traduzidas em mais de 38 línguas diferentes. Só em livros foram 108 obras publicadas. Trabalhos publicados em livros, artigos, teses, filmes, etc. 

Surgirão, como é comum no meio virtual, frases ou textos atribuídos à ele...e que infelizmente não são dele. Dinâmica que vemos ocorrer nas redes sociais com pensadores/artistas como Carl Gustav Jung, Sigmund Freud, Fernando Pessoa, Raul Seixas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Érico Veríssimo...

Mas para tal hoje temos mecanismos de busca e verificação da autenticidade e veracidade dos textos disponíveis também no meio virtual. O Google pode ser utilizado para rastrear um trecho, frase ou citação tanto nas mídias sociais como em livros.

Citar a fonte de referência além de valorizar a obra do autor é uma forma de contribuir para a pesquisa e aprofundamento da temática por outros colegas.

Nossa postura será atenta quanto a origem e também a pesquisa dos termos, conteúdo e forma. Estamos todo(a)s junto(a)s tecendo saberes...e Bert Hellinger é muito importante neste sentido...já que dedicamos nossos estudos e prática à fonte das Constelações Familiares.

Um comentário:

  1. de quem seria porque ando incomodada as pessoas compartilham algo que nem pesquisam depois reclamam quando são mal atendidas por picaretas.... aurtorresponsabilidade é o primeiro passo.

    ResponderExcluir