Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2018

I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico


O I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico ocorreu na cidade de São Paulo nos dias 22 e 23 de junho no Espaço de Eventos do Shopping Frei Caneca e contou com mais de 1000 participantes.

"A constelação familiar é uma abordagem de reconciliação a serviço da paz" 
Bert Hellinger

O evento consagrou o Brasil como sendo o primeiro país do mundo a aplicar a Filosofia Hellinger na resolução dos conflitos por meio do Direito Sistêmico, olhar e abordagem desenvolvida e aplicada primeiramente no Brasil pelo Juiz Sami Storch.

Sami Storch contou sobre o desenvolvimento da aplicação das Constelações Familiares no campo do Direito - Pratica pioneira no Brasil.


Na imagem os professores da Hellinger Schule Renato Bertate, Cristina Llaguno, Mimansa Farny, Sami Storch e Sophie Hellinger.


Diversos países presentes no Congresso, entre estes, Alemanha, México, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguay, Uruguay, Espanha e Brasil.

Como apontado por alguns dos palestrantes presentes: Este congresso é um marco histórico para o Direito Brasileiro e Internacional.

Além das apresentações dos professores da Hellinger Schule presentes na Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Espanha e México diversos profissionais brasileiros apresentaram seus trabalhos demonstrando a força que o Direito Sistêmico demonstra em território brasileiro. Trabalhos abordando a mediação, conciliação, o trabalho na defensoria publica, promotoria, advocacia, em instituições penais e sociais. Os profissionais brasileiros foram diversas vezes mencionados e destacados por Sophie Hellinger e outros professores pela qualidade dos trabalhos e pioneirismo.


"Sabedoria é o conhecimento a serviço de todos" Rüdiger Rogoll parafraseando Bert Hellinger

“A crise acontece quando o velho não funciona mais e o novo não se apresenta” Sophie Hellinger 

Sophie Hellinger falou da experiência na China do uso da Constelação Familiar na busca de solução em casos criminais delicados.

Sophie Hellinger refletiu sobre a grande mudança mundial em curso e menciona 2 crises: A da Violência e da Autoridade



Marcus Seyrling apontou o quanto a constelação familiar opera "milagres" lá onde há resistência, bloqueios e fluxos interrompidos.

"A constelação familiar é a ferramenta mais eficaz de investigação que conheço a serviço da reconciliação" Marcus Seyrling

Afonso Malpica coloca a reflexão : Quais as diferenças entre Justiça e Reconciliação?

"El Derecho visto de desde la mirada de Bert Hellinger, busca no sólo la justicia, sino la reconciliación entre las víctimas y perpetradores; encuentra La Paz para todos"

Reflexão de Angelica Olvera: Quem educa à quem educa?

Angelica Olvera em sua apresentação reforçou sobre a Ordem e o Campo, demonstrando que o primeiro campo é o da Filosofia Hellinger, seguido da Pedagogia Hellinger, em seguida o Campo terapêutico e processos de Cura juntamente com o campo do Direito Sistêmico.

Rüdiger Rogoll apontou o quanto Bert Hellinger enriqueceu e ampliou o campo das psicoterapias no desenvolvimento de sua própria técnica e filosofia de "Colocação Familiar" - "Familienstellen". Explica que o termo Constelação Familiar foi utilizado a primeira vez em 1968 por um teórico psicanalista para se referir à família de um paciente psiquiátrico e que por isto seria interessante pensar mais no termo utilizado por Hellinger de Colocação Familiar ou talvez criar-se um nome como Colocação Familiar Hellinger.

Refletiu sobre como Sigmund Freud, Carl Gustav Jung e Alfred Adler já apontavam a importância das relações familiares no desenvolvimento da identidade do individuo. E como todos estão interligados em um campo de vinculos e afetos.

Em sua palestra falou também sobre os teóricos que influenciaram diretamente Bert Hellinger em de sua teoria como : Virginia Satir; Levy Moreno; Arthur Janov; Milton Erickson; Eric Berne; Thea Schönfelder.

O congresso foi um encontro de diversos profissionais do mundo todo, um momento de troca, aprendizado e crescimento, em um clima de confraternização e reflexão! As diversas aplicações da Filosofia de Hellinger no campo do Direito e da Justiça foi demonstrado por diversos profissionais de diversos estados Brasileiros.

"Este foi um grande momento em direção à paz e reconciliação"  Marcos Castro




Muito bom rever os colegas, entre outros presentes nas fotos: Marcos Castro, Priscila Carvalho, Renata Pinotti Alves, Rafael Alves, Arlete Menegatti e Sascha Bosse



Nenhum comentário:

Postar um comentário