Pesquisar neste blog

20/03/2017

Adoçăo: como alcançar o sucesso




"Todos conflitos estão a serviço do novo..."  - Renato Bertate trazendo uma reflexão de Bert Hellinger

No final de semana dos dias 18 e 19 de março de 2017 tivemos a oportunidade de acompanhar Renato Bertate no workshop: Constelações Sistêmicas para a mediação e o judiciário – Organizado pelo Espaço Conexão Sistêmica.

O facilitador Renato Bertate conversou sobre diversas temáticas acerca do campo das Constelações Familiares como  os desenvolvimentos feitos por Bert Hellinger, os Princípios Básicos, as Ordens da Ajuda e as Ordens do amor, Conflito e Conciliação, Dinâmica Vitima e Perpetrador e sobre seu olhar em relação à Mediação e ao campo do Judiciário.

Aplicou alguns exercícios sistêmicos e abriu a possibilidade de constelar temas que envolvessem o campo do direito, do judiciário, conflitos e mesmo supervisões para facilitadores que quisessem olhar para suas questões.

Confira algumas reflexões feitas por Renato Bertate, neste rico e produtivo encontro:

"As leis surgiram em função de dinâmicas que aconteceram naquele pais. Da história do pais. As leis são fruto da história."

"A herança só responde ao herdeiro. A herança vem com tudo, o bom e o ruim. Precisa ser recebida em sua totalidade. Plenamente."

"A cada geração existe a possibilidade de resgatar algo e caminhar para uma possível solução. Estamos a serviço."

 "Nas situações de abuso há uma dinâmica de compensação. Um poderoso transe está presente e impele o(a)s inocentes a esta dinâmica." 

"Hierarquia/ Ordem: O novo é aceito quando o antigo e honrado e respeitado." 

"Quando sei que não estou tomando partido? Quando olho para as duas partes do conflito com amor."

"O olhar sistêmico não julga, não critica, não analisa, não escuta. Ele está lá como uma força. Olha para algo maior."

"Todo conflito implica na dinâmica vitima x perpetrador"

"O olhar e postura sistêmica exige humildade e coragem. Tudo o que acontece e é, não o é por acaso"

"O olhar sistêmico, a consciência do campo sistêmico é fundamental para ampliar, incluir, atuar em mediação/conciliação"

"Doença como manifestação de algo que está em desequilíbrio, em desordem, precisa ser incluído... precisa ser colocado em movimento"

"Cada pais, etnia, cultura tem regras, crenças e leis. Isto muda de pais a pais. Campos significativos que se inter-relacionam"

"Todo sistema é vivo, está em movimento e a serviço de algo"

"A vida se organiza em sistemas. Todos estes sistemas interagem entre si e atuam em mim."  Renato Bertate

 ( na foto: Renato Bertate, Glaucia Paiva e Oswaldo Santucci)


Neste evento ocorreu também, no sábado do dia 18/03 o Lançamento do livro "Adoçăo: como alcançar o sucesso" de Renato Bertate – O lançamento contou com a presença de muitos colegas e interessados que vieram prestigiar Renato Bertate.





Um comentário:

  1. Parabéns aos organizadores e, principalmente ao Renato Bertate que é sempre perfeito, lúcido e profundo em suas colocações. Colocações estas que nos tocam a alma e o coração. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir