Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Hellinger no Brasil - Retrospectiva Abril 2016


                                     "Por detrás do Todo, esta sempre o Novo" Bert Hellinger


Dinheiro e Prosperidade: O caminho para o Sucesso - conduzido por Sophie Hellinger nos dias 6 e 7 de Abril - no Espaço Hakka em São Paulo

"Por que algumas pessoas conseguem se tornar ricas e outras, apesar de todo esforço, não?
Este fato pode ter a sua causa no sistema familiar?
Quais são as condições para o sucesso?
O que o impede?
Dentro da constelação se revela a “codificação” do fracasso!
O sucesso é sujeito a certas leis.Ter conhecimento destas ordens, aplica-las e entrar em ressonância com elas formam a base para o sucesso e a prosperidade"

Contando com a presença de aproximadamente 500 participantes, em sua maioria brasileiros e colegas da América Latina como Colômbia, Chile e Argentina, o treinamento já iniciou com exercícios voltados para a temática da Prosperidade, do Sucesso e Dinheiro. Intercalado com reflexões feitas por Sophie Hellinger e a possibilidade de Constelação Familiar com os participantes presentes.

"In jeder person wohnt Gott. Das wort Gottesdienst heisst an gott dienen" - "Em cada pessoa mora Deus. ( aqui uma caracteristica da língua alemã, Gottesdienst refere-se ao culto, ao ato de louvar a Deus e prestar graças a ele, nos rituais religiosos, mas o temo em alemão significa exatamente: "Servir a Deus")."

"Für mich sind die Übungen Heilig. Wir kommen in andere Ebene von Unbewusst. Unbewusst = das Heisst, nicht bewusst was da hinter Wirkt. Ein Heiliger Akt." - " Para mim os exercicios ( exercicios sistemicos) são sagrados. Nos levam para outros niveis do insconsciente. Inconsciente, no sentido, não consciente daquilo que age por tras. Um ato sacro."

"Hinter dem Geld, wirkt etwas Heiliges" - " Por detras do dinheiro, atua algo sagrado"

"Ebene des Unbewusst - kann man nie genau wissen wer da war, was da war..." - " Nos niveis do Insconsciente não podemos precisar exatamente quem estava lá, o que estava lá"

"Geld ist Gefühle plus Energie" - " Dinheiro é energia mais afeto/sentimento"

"Welch ist mein Verbindung zum Geld? Welch ist mein haltung, energie zum Geld?" " Qual é a conexão que faço com o dinheiro? Qual a minha postura, energia, em relação ao dinheiro?"

"Geld ist energie...Geld is Ernährung...und die Ernährung kommt von der Mutter. Zeige Dankbarkeit" - " Dinheiro é energia...dinehiro é nutrição...e a nutrição, vem da mãe. Demonstre gratidão"

"Die Familienaufstellung ist auf einer seite Weltweit, auf der anderer ist sie winzig. Sie zeigt wie Leute unter sich leben konnen mit liebe. Wir verbinden uns mit andere menschen durch das Familienstellen." - " A Constelação Familiar por um lado abarca todo o planeta, por outro esta é minúscula. Esta mostra como as pessoas podem, realmente viver entre si, com amor. Nós nos conectamos com outras pessoas através das Constelações Familiares.
"Der körper hört immer mit. Der körper lügt nie." - " O corpo sempre escuta. O corpo nunca mente. " 

"Quem quer alcançar algo precisa estar aberto."

 "Por meio do campo do trabalho tudo vem à luz. Ter um trabalho é um presente (dom)"
Sophie Hellinger






Como a Constelação Familiar traz a Paz à família - 08 a 10 de Abril 2016- Espaço Hakka - São Paulo

"As Constelações Hellinger sciencia® provocam muito mais do que as palavras e ações pessoais podem causar por si mesmas. Constelações Hellinger sciencia® operam em outras dimensões que têm o seu efeito e consequência no aqui e agora. Com apenas poucas palavras, elas levam a uma dissolução de padrões e estruturas enrijecidos. Constelações Hellinger sciencia® levam à soluções que tocam todas as pessoas presentes e atenciosas profundamente, e as incluem.Elas nunca são focadas no indivíduo, mas sempre no “nós”. Antigamente, o trabalho da constelação era fortemente direcionado aos “sintomas” e aos assuntos citados pelo cliente. Este “vinculo ao sintoma” muitas vezes obstruiu ou impediu o olhar para as verdadeiras causas e o problema escondido. As Constelações Hellinger sciencia® mostram o que realmente age de forma oculta e bloqueia o amor a a paz.Somente então a solução é possível e a paz pode entrar nas famílias." 

E tal como prometido, em um evento com mais de 750 participantes, novamente em sua maioria brasileiros, mas também com colegas da américa latina, Bert Hellinger trouxe diversos exercicios, reflexões e conduziu constelações familiares voltadas às Novas Constelações Familiares.

Bert Hellinger falou sobre o aprendizado que obteve a partir das terapias de grupo e das dinâmicas de grupo e como Sophie complementou este trabalho a partir de seu conhecimento em dinâmicas corporais, terapêuticas corporais.

Sophie pontuou que a Constelação familiar não é uma psicoterapia, que no inicio Bert Hellinger caminhava neste sentido, mas que tal foi revisado por ele, e hoje percebem que a Constelação Familiar vai e leva além. 

Diversos exercícios sistêmicos foram propostos por Sophie. Bert e Sophie facilitaram algumas constelações com àqueles disponíveis para trabalhar seus temas. Bert Hellinger diversas vezes possibilitou a rodada de perguntas de pessoas selecionadas no publico sobre as vivências, meditações e pratica das Constelações Familiares.

Em diversos momentos ele questionou a evolução das Constelações Familiares e onde nos encontramos com esta hoje - qual a forma de conduzir? Qual a postura necessária?




"In dieser Arbeit...Wer offen dafür ist und mit aufmerksamkeit schaut, bekommt viel mehr als erwartet...Wenn wir aber alles benennen bleiben wir mit dem symptom" - "Neste trabalho...quem está aberto para isto e olha atenta e respeitosamente, recebe muito mais do que espera...agora se nós ficarmos traduzindo e nomeando tudo o que aparece, ficamos (facilitador) com o sintoma".



"Ohne wörter familienstellen fühlen...wir lassen es geschehen...ohne absicht...dafür brauchen wir eure aufmerksamkeit." - " A constelação familiar sem palavras precisa ser sentida...deixamos que ela ocorra...sem intenções...e para tal, precisamos da atenção de vocês (participantes)"


"Jeder hier ist Einzigartig! - Cada um aqui é único!" 

"Hinter dem Ganzes steht immer das Neue" - "Por detrás do Todo, esta sempre o Novo" 

"Ich vertraue auf dem Zufall" - "Eu confio, no acaso" - também podendo ser traduzido como uma entrega ao acaso.

 "Quando a mulher engravida, o homem cai para segundo plano. Qual o seu papel então? Servir à mulher e à criança." 

"O suicídio nunca é a saída. Quem perdeu o rumo pode sempre retornar."

Bert Hellinger
 

"Es gibt nur ein Schlussel für all die Lösungen. Sie Heisst Dankbarkeit!" - "Existe apenas uma chave para todas as soluções. Ela chama: Gratidão!"
 
"As palavras são, por vezes, importantes, necessárias, em uma Constelação Familiar. "
Sophie Hellinger




(Encontro de Membros - Oportunidade de fazer perguntas diretamente a Sophie Hellinger)

“É preciso que a nação brasileira respeite os antepassados e a quem essa terra pertencia antes. A constelação familiar tem como um dos princípios a hierarquia das relações. Do mesmo modo, acontece com as famílias. É necessária a reconexão entre as crianças com os pais e os antepassados para que tudo esteja em ordem.”

 "Os filhos precisam que os pais imponham limites."

"A gratidão é uma chave que abre fechaduras de qualquer tamanho."

"A relação do casal tem um 'local' e uma profundidade."

"Quando todas as mulheres se unirem e se apoiarem, os homens deixarão de fazer a guerra."

"Uma Constelação Familiar é mais que uma missa ou culto. É um serviço ao ser humano. É um serviço a Deus. Pois dentro de cada ser humano Deus habita."  Sophie Hellinger


Entre os diversos exercicios propostos, segue a transcrição de um destes:


Exercício: "Respire profundamente. Sente-se de maneira que sua coluna esteja ereta e sem cruzar os braços ou pernas. Sinta os seus ombros. Verifique se há neles, algum peso. Reflita as vezes em sua vida, que certas situações lhe pesaram os ombros. Que certas pessoas lhe pesaram os ombros. Que certas escolhas lhe fizeram carregar uma carga, em seus ombros. Lentamente deixe sua cabeça descer, curvando-se e agradeça àqueles e àquelas situações, que deixam e deixaram seus ombros pesados. Vivos ou mortos. Presente ou passado: "Eu agradeço a vocês. Com alegria." Permaneça por um tempo nesta postura até que lentamente seu corpo retorna, e você fica novamente ereto. Respire profunda e conscientemente. Sinta o efeito que isto tem sobre você, sobre o seu corpo. Como esta seu corpo agora? Inspire profundamente. Expire profundamente"




"Cerca de 200 integrantes do judiciário participaram no dia 18 de abril, no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT),  para conhecer a metodologia e os resultados de práticas da utilização da Constelação Familiar na área jurídica. O encontro direcionado para magistrados e membros do Ministério Público, além de advogados, teve Sophie Hellinger como palestrante. No encontro, os magistrados puderam conhecer o método desenvolvido pelo casal Hellinger, por meio de constelações, exercícios e meditações. Bert Hellinger observou a existência de ordens ocultas (leis sistêmicas) que regem os relacionamentos, determinando comportamentos, vícios e bloqueios que as pessoas, inconscientemente, adotam, em decorrência de traumas e destinos trágicos ocorridos mesmo em gerações anteriores. 

Bert Hellinger explicou que as constelações familiares são a conexão entre a vida e o passado. Não existe um objetivo formulado e fixo: “Significa uma abordagem completamente nova do desconhecido. Não é um ofício ou método, é um caminho para outro nível de consciência”.

A partir deste evento tornou-se perceptível que o conhecimento das leis sistêmicas transforma o olhar e adequa a vivência do profissional da área jurídica, principalmente em situações de conflitos. A abordagem permite que sejam realizadas soluções com base nas relações humanas como forma de evidenciar os princípios da constelação familiar frente às normas jurídicas. Estudos apontam que a aplicação do método tem ganhado destaque na área criminal e de família, facilitando acordos, melhora significativas nos relacionamentos das partes, aumento nas conciliações e diminuição de recorrência de demandas com mesma origem"





19 de abril, dia da palestra aberta ao público: "Constelação Familiar ajudando o Brasil e o mundo na saúde, educação e justiça".

A palestra ocorreu no auditório do Museu Nacional da República e foi ministrada por Bert Hellinger, Sophie Hellinge. Mais 700 pessoas participaram desse evento. O evento contou ainda com apresentação de canto e danças indígenas, que entoam a paz, das tribos Fulni-ô, Kariri-xocó, Guajajara e Pataxó.

A palestra foi exatamente no dia do Índio, e tal fato foi longamente abordado por Sophie Hellinger. Tambem foram abordadas as Ordens do amor e o relacionamento de casal. Bert e Sophie constelaram um casal, nos trazendo mais percepções sobre como o fluxo interrompido do amor e o amor cego e partidário, que quer salvar um dos pais, podem interferir/impedir na união e na atuação do amor leve, que faz com que dê certo no relacionamento homem e mulher.

Angelica Olvera e Sami Storch falaram sobre a atuação exitosa das constelações familiares nos campos da educação e do jurídico.


(Casal Hellinger com Pajé Tchydjo da Tribo Kariri- Xocó.) 
Honrar aos antepassados...Honrar ao povo originário...Honrar a história desta terra!
 
Bert e Sophie, entre outros assuntos, falaram da importância de demonstrar respeito e gratidão aos pais, pela vida recebida. Gratidão aos pais de nossos pais. Aos nossos bisavós e tataravós. Aos ancestrais que construiram, lutaram, sofreram, amaram...movimentam o fluxo da vida e da história. E...ao povo originário...aos índios!


 ( Angélica Olvera, Isabella Oliveira, Sophie Hellinger, Pajé Tchydjo, Bert Hellinger e Sami Storch)



 

Seminário em Brasília, nos dias 21 a 23 de Abril, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Assim como em São Paulo, em Brasília o seminário contou com a tradução Simultânea em português e também tradução em espanhol para os colegas da América Latina. Colegas facilitadores do México, Alemanha, Rússia e Itália estavam presentes presentes. No salão do Centro de Convenções Ulisses Guimarães contava-se com mais de 450 participantes.


“Durante séculos, em muitas culturas, o homem agiu de forma inadequada com as mulheres. Em resposta a esse comportamento, a mulher se voltou contra os homens. Agora, a mulher precisa encontrar um caminho para perdoar esses homens” - "For centuries in many cultures, the man acted inappropriately with women. In response to this behavior, the woman turned against men. Now, the woman needs to find a way to forgive these men."  Bert Hellinger

"Há uma teoria que o Brasil é o coração do mundo.
Para isso, vocês brasileiros precisam SER o coração do mundo. Se vocês forem essa consciência isso poderá reverberar para o mundo todo e as crianças não precisarão de medicamentos para "hiperatividade", elas estarão em paz".

"A doença na geração atual é que não é permitido o acesso ao próprio pai. Então vemos como nossos filhos sofrem. E dessa forma o sucesso não é permitido a eles. Assim surgem as drogas, as doenças, etc. As mães precisam finalmente compreender isso. O filho só é feliz quando pode e lhe é permitido estar com o pai. "
Sophie Hellinger

( Matthias Bronk, Angelica Olvera, Isabella Oliveira, Sophie e Bert Hellinger, Matthias Posh e Sascha Bosse)


 (Palestra com Angelica Olvera - Pedagogia Sistêmica)

Pedagogia Sistêmica aponta o afeto como uma das causa do TDAH infantil

“Não existe fracasso escolar, existe o grande amor das crianças por seus pais.” Dita assim, a frase pode parecer sem sentido. Mas inserida no contexto da pedagogia sistêmica é a resposta para o maior dos desafios da educação.
 

Tema da palestra proferida por Angelica Olvera na Universidade de Brasília, no dia 25 de abril. Diretora Corporativa Acadêmica e de Investigação Educativa da Universidade Emílio Cárdenas (CEDUC), ela estuda e forma professores na pedagogia sistêmica, psicologia e filosofia Hellinger há 16 anos.

Artigo abordando a palestra proferia pela professora Olvera :http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/04/amor-aos-pais-pode-ser-causa-de-tdah-segundo-pedagogia-sistemica


Os seminários, palestras também tiveram ampla divulgação nas mídias sociais e em algumas revistas e jornais. Destaca-se aqui alguns dos artigos:
  1. Veja como a Constelação Familiar ajuda a entender as relações humanas - http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/veja-como-a-constelacao-familiar-ajuda-a-entender-as-relacoes-humanas
  2.  Brasília sedia Encontro Internacional de Constelação Familiar neste sábado - http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/04/23/interna_cidadesdf,528772/brasilia-sedia-encontro-internacional-de-constelacao-familiar-neste-sa.shtml
  3.  Criador das Constelações Familiares fala em seminário realizado no Fórum de Brasília - http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2016/abril/criador-das-constelacoes-familiares-fala-em-seminario-realizado-no-forum-de-brasilia


(Renata Pinotti, Marcos Castro, Priscilla Carvalho, Daniel Gilwan, Sascha Bosse, René Schubert, Matthias Posh)

Em todos os seminários contamos com a participação de docentes e formadores em Constelação Familiar como Mimansa Farny, Peter e Tsuyuko Spelter, Renato Bertate, Décio e Wilma Oliveira, Simone Arrojo, Sami Storch, entre muitos outros. 

Isabella Oliveira organizou e proporcionou uma bela experiência nas palestras e seminários em Brasília. 

Contamos com a tradução simultânea em português, alemão, espanhol e inglês por Matthias Bronk, tornando as palavras estrangeiras acessíveis à todos os participantes. 

A equipe alemã da Hellinger Schule cuidou de muitos detalhes da organização e contou com auxilio de equipes em São Paulo e Brasília

Gostaria de agradecer aos colegas com os quais refletimos e trocamos experiências. É a partir destes encontros que construimos experiências, saberes e ampliamos este campo que cresce criativo e forte.

Algumas frases e fotos aqui postadas foram compartilhadas de outros colegas presentes nos seminários e gostaria de mencioná-los: Elizabeth Nakata; Lucia Pozzi; Marcos Castro; Mateus Santos; Paulo Pimont; Gloria Bittencourt; Renata Pinotti; Priscila Carvalho


As Constelações Hellinger sciencia® de Bert e Sophie Hellinger são transmitidos pela Hellinger® lebenSchule e através dos seus docentes na formação para “Consteladores Hellinger sciencia®” mundialmente - http://www2.hellinger.com/br/pagina/

4 comentários:

  1. Gratidão pela partilha, alimento para alma!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço aos feedbacks - é sempre uma oportunidade e privilégio vivenciar as Constelações Familiares na Fonte!

    ResponderExcluir
  3. GRATIDÃO ENORME POR SUA GENEROSIDADE EM COMPARTILHAR

    ResponderExcluir