Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Encontro com Joel Weser - São Paulo - Dezembro 2013




O final de semana de 6,7 e 8 de dezembro foi marcado com a vinda do docente da Hellingerlebenschule Joel Weser. Em decorrência do quadro de saude de Bert Hellinger ele veio substituir o casal Hellinger no treinamento de São Paulo. Este treinamento dá inicio oficial à Formação para Constelador(a) Familiar segundo a Hellinger Sciencia no Brasil.



No proprio evento Joel e Matthias explicaram como funcionaria a formação no Brasil - apontando para os Seminários básicos, Seminários Práticos,Seminários de exercícios, e Training Camps, tanto aqui no Brasil como na Alemanha como maneiras de alcançar a formação basica e posterior formação de Constelador com Diploma. Maiores informações encontram-se na Website oficial de Bert Hellinger (http://www2.hellinger.com).


É sempre bom conhecer o trabalho de um novo constelador (pelo menos aqui no Brasil o trabalho de Joel Weser é novo), ainda mais profissional indicado pelo casal Hellinger.


Joel é uma pessoa com muita presença e descontraída. Utiliza diversas metáforas, encenações e demonstração com constelações para deixar claro o que está tentando demonstrar ou ensinando.

Logo ao inicio Joel contou ter falado recentemente com Bert Hellinger por Skype, e disse que este relatava estar pensando muito no Brasil. Contou que Bert passa bem, na Alemanha.

Joel reforçou que o tema do treinamento era Vida e Sucesso, e que neste periodo olhariamos para a Vida e para o Sucesso. Começou com meditações e exercicios para "aterrisar" e estar plenamente "presente". Pois apenas na presença, no aqui agora, podemos validar e usufruir das imagens e movimentos internos.

"Bleibe Jetzt da. Um Jetzt Hier und Da zu Sein!"  - Fique agora Presente. Para no Presente, estar no Aqui e Agora!

Mostrou num exercício de construção em Constelação Familiar, o que acontece quando um membro simplesmente deixa seu lugar, mesmo que na melhor das intenções. A confusão de papeis que isto cria. A desordem no pertencimento. 

Conduziu alguns exercícios em duplas e grupos de três, para que nós participantes pudéssemos acessar imagens e vivencias interiores e verificar, a partir da presença, nosso pertencimento e movimento.

No encontro de membros contou um pouco sobre sua jornada como profissional antes e depois das Constelações Familiares - seu encontro com Bert Hellinger e o efeito das Constelações em seu trabalho com Jovens em situação de risco. Conduziu tambem diversos exercicios a partir dos questionamentos levantados pelos colegas.

Diversas Constelações foram conduzidas a partir dos temas trazidos por colegas. Em alguns momentos Joel fez trabalhos individuais, sem utilizar representantes. Utilizando as imagens internas do cliente e conduzindo o trabalho a partir da fala, respiração e presença.


O evento também foi ótimo para reencontrar colegas consteladores de todo o Brasil - animados para o aprendizado e crescimento. A troca permite verificar como a constelação sistêmica tem se desenvolvido e crescido nos varios estados brasileiros e qual a temática e maneira de trabalho de diferentes colegas. Novas literaturas de Bert Hellinger e produtos voltados para a Constelação Familiar tambem estavam sendo comercializados num stand oficial.
 Seguem algumas frases/reflexões de Joel:

" Ja sagen...damit etwas neues da entsteht"
" In der tiefe sind wir alle verbinded"
"Bewegund und Veränderung findet nur in Jetzt stand"
"Die Mitte braucht ein Raum"
"Die Seele bewegt sich einfach. Aber das Kopf will immer ganz genau wissen was da passiert"  
Joel Weser

Em uma tradução livre para o portugues teriamos:

"Dizer Sim! Para que algo novo possa surgir.
Na profundidade estamos todos conectados
Movimento e transformação encontram lugar apenas no AGORA/ PRESENTE
O Centro precisa de espaço (Para ocupar o seu lugar no centro, você precisa criar este espaço, e ser consciente/presente neste/deste lugar)
A Alma simplesmente se movimenta. Mas a cabeça, esta sempre quer saber exatamente, o que esta acontecendo." Joel Weser

Agradecimentos ao sucesso deste evento à equipe organizadora e aos organizadores: Mimansa Erika Farny / Simone Arrojo / Renato Shaan Bertate


Vídeo de uma meditação conduzida por Joel Weser no International Training Camp em Bad Reichenhall - Alemanha em Novembro 2013:




Nenhum comentário:

Postar um comentário