Pesquisar neste blog

10/08/2017

Constelação Estrutural - Systemic Structural (SySt)

Em Agosto de 2017 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro o primeiro treinamento voltado às Constelações Estruturais e Linguagem Transverbal oferecido pelo Instituto SySt® com a docente alemã Elisabeth Ferrari.

 

Constelação Estrutural em Organizações e Negócios com ênfase em Liderança e Desenvolvimento de Equipes. Decifrando a Linguagem Transverbal com Elisabeth Ferrari.

Elisabeth Ferrari nasceu na Alemanha e foi mestre em Matemática, Economia e Ciências da Informação. Formada pelo Instituto SySt® e em consultoria organizacional sistêmica pelo Neuwaldegg Consulting Group em Viena.

O curso contou com a organização de Tilia Stingl com parceria do Espaço Conexão Sistêmica.




“As Constelações Estruturais foram desenvolvidas meados dos anos 90 na Alemanha por Matthias Varga von Kibéd e Insa Sparrer, que fundaram o instituto SySt® de pesquisas e treinamentos sistêmicos em Munique. Esse método tem se desenvolvido paralelamente ao trabalho de constelação familiar - até agora mais conhecido entre os que usufruem de métodos sistêmicos.

A constelação estrutural trabalha estruturas comuns a situações diversas que, uma vez claramente percebidas, permitem uma abordagem dos desafios em questão mais profunda e focada em soluções.
.
Analisar estruturas e padrões da realidade na qual vivemos é um modo muito efetivo de expor soluções, como o algoritmo do Google prova milhões de vezes
ao dia. O trabalho do SySt proporcionou a descoberta de uma linguagem que todos nós temos em comum, a chamada linguagem transverbal. A gramática dessa linguagem, quando reconhecida, nos possibilita ver novas perspectivas e desenvolver soluções inovadoras e eficazes para diversas situações desafiadoras. Ela nos proporciona antecipar o futuro testando posições” ( via: http://tiliastingl.com )

O treinamento disponibilizou algumas das ferramentas, esquemas, formatos e filosofia aplicados pelo Instituto SySt.

Entre outros temas o conteúdo apresentado neste treinamento estão: A linguagem Transverbal e sua gramática; Estruturas SySt e ferramentas para soluções inovadoras e decisões; Constelação para problemas e Tetralema; Trabalhando valores - Constelação da polarização de crenças; Aplicando o SySt em processos de Coaching e Workshops; Miniaturas SySt para trabalho individual e em equipes; Ferramentas para desenvolvimento de equipe e liderança; Princípios básicos sistêmicos; Constelações Prototípicas; Exercícios práticos.


Segue o vídeo de um treinamento ocorrido em 2014 na Alemanha:
Elisabeth Ferrari - Grenzen öffnen



Elizabeth Ferrari: Ultrapassar Limites 
(Tradução livre para o português por René Schubert) - Vídeo em alemão 

Tradução em Português:

"Bem vindos ao workshop dos limites - ultrapassar limites, reconhecer limites, e verificar o que fazemos com limites? Delimitar na verdade foi temática principal de Peters Berger neste ano, eu tomei isto para mim para olhar, o que significa sob a palavra limite? E se falamos de delimitar, o que será que envolve isto? Isto tudo tem a ver com o consulting de negócios que faço junto com o instituto do SySt®, aqui quem conhece o trabalho do SySt®?

SySt® fica em Munique. Foi fundado por Matthias Vargas von Kibed e Insa Sparrer - e um instituto para formação e estudo sistêmico e pesquisa. Trabalho muito nos estudos e pesquisas continuas no pensamento sistêmico e do saber sistêmico...e nisto surgiram muitos princípios, formatos e esquemas que possibilitaram trabalhar com o assim chamado "não saber".

Ou seja, qualquer que seja seu tema, seu problema, seu conflito, em organizações ou com coachies, como podemos trabalhar bem com vocês sem necessariamente entrar em muitos detalhes ou entrar no problema, conflito?

Um ponto difícil nisto é a linguagem. Se ocupar com a tema da linguagem. A linguagem que ocorre por trás. Vocês que se ocupam com o tema da PNL e talvez conheçam esta frase: O mapa não é território - isto entra na temática do idioma. Entender o idioma como mapa. Como modelagem. Nos modelamos com o idioma, modelos da verdade. Ai vem a pergunta até onde como formamos mapas de verdade razoáveis? O quer que seja razoável como modelo em todo caso. Este é um grande tema com o qual a PNL se ocupa. Neste sentido volta para Alfred Korzybski ele seria o pai da PNL, mas não é mais reconhecido de tal forma. Mas ele seria o responsável por este trecho citado ( O mapa não é território). Aqui no SySt® tentamos sempre resgatar a fonte das citações. Para poder também beber destas fontes.

E ai já estamos na temática dos limites. Cada mapa com o qual trabalhamos, cada mapa tem limites. Cada Mapa estabelece métricas. Símbolos. Esta faz uma comparação reducionista. Nenhum mapa pode mostrar a realidade exatamente como é. Pois teria que ter o tamanho da realidade. Se você pega um mapa de trilhas, por exemplo, você não tem um mapa de trilhas que mostra os gramados, ou que demarca os besouros que há no caminho... não dá para fazer isto...quero dizer cada mapa tem recursos reduzidos (Merkmal Verkürzung = Recursos/símbolos reduzidos). E já que o mapa tem recursos reduzidos nossa linguagem, idioma também os tem, tem limites desta maneira. Existe assim uma suspeita, do ponto de vista teórico, sistemicamente, do pensamento filosófico, “só podemos pensar aquilo que podemos dizer / expressar” – e se só podemos pensar aquilo que podemos dizer significa que nosso mapa nos impõe limites, no sentido de limites no pensamento – do que pensamos – por exemplo, quando eu digo: Eu tenho um problema! Bem...onde este esta? Eu posso dizer eu tenho um Cachecol. E se não quero mais, eu o tiro e o guardo. E onde é o problema? Em minha bolsa não é, isto eu garanto. Onde está? Está perto de mim? Onde eu o tenho? Quando na língua eu digo, eu tenho um problema, posso pensar quando eu o encontro, onde o escondi, talvez eu possa pegar ele e guardar fora, como fiz com o Cachecol. Talvez quando eu o encontre possa o retirar e guardar...sabemos porém que isto é um engano. Nossa língua porém sugere tal. 

Uma outra forma de dizer seria falar: Eu me encontro numa situação problema!

Eu me encontro em uma situação que descrevo como problema!

E a pergunta seria, como eu sairia desta situação de problema? 

Não é mais como me livrar do problema, mas sim, como sair da situação problema.

E como sair da situação problema, estamos em uma das primeiras ferramentas desenvolvidas pelo instituto SySt®, a Constelação do problema. Como eu saio significa: algo nesta situação não me agrada e gostaria de mudar. Agora eu tenho um alvo (objetivo). Digo: Quero ir nesta direção. Mas se estou neste problema e lá esta meu objetivo, porque simplesmente eu não vou para lá? Eu poderia sair daqui e seguir para lá. De alguma forma existe neste ponto um obstáculo."

Maiores informações:
SySt®: https://syst.info/
Elisabeth Ferrari: http://www.ferrari-beratung.com/

2 comentários:


  1. Queridos docentes e alunos,
    Com pesar comunico o falecimento de Elisabeth Ferrari hoje na Alemanha.
    Temos no nosso cronograma previsto para 5 a 9 de junho o 5º módulo e para 6 a 10 de novembro o 7º modulo.
    Diante desta noticia vamos aguadar para resolvermos esta questão. Abaixo email que enviei para a filha e para a socia dela.




    Enviei hoje email para a filha de Elisabeth Ferrari, Anja Muelher Ferrari e sua socia Anja Meinen.

    Nesta ultima semana comuniquei por email com a filha dela e sua socia, Anja Meinen que estava se programando para vir com a Elisabeth

    Queridas anja Muelher e anja Meinen

    Esta manhã, logo que acordei recebi, da aluna de Guilhermo Echegaray, Joana Aguiar, a notícia do falecimento de Elisabeth Ferrari.
    E a confirmação da Ingala dizendo muito triste.

    Gostaria de expressar meus sinceros sentimentos por sua perda para toda a família e meus colegas de trabalho.
    Que ela volte para a casa do Pai em seu caminho de luz encontrando finalmente a paz. Sentiremos muito a sua falta e lamentamos sua passagem.

    Nesses últimos dias, trocamos e-mails e acompanhei seu tratamento e recuperação com muita esperança. No entanto, chegou a hora de Elisabet Ferrari e respeitamos seu destino com amor e carinho.
    Eu cuidarei de sua roseira que está florescendo nesta semana para que todos os membros da família possam ser fortalecidos neste momento.
    Abraços com amor.
    Miriam Braga

    ResponderExcluir
  2. Uma professora fantástica - didática e humana! Deixa um grande legado!

    ResponderExcluir